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Porque amamos Blog [e você também deveria] – Parte I

Porque amamos Blog [e você também deveria] – Parte I

Se você ainda não vê o blog corporativo como algo que pode acrescentar vários dígitos no seu faturamento, saiba que você está perdendo dinheiro e perdendo a chance de ser reconhecido no seu segmento.

Para compreender a importância que um blog corporativo tem para o seu negócio, e ainda saber o que esse blog precisa ter para te ajudar a vender mais, continue lendo este artigo.

Existem muitas ferramentas do chamado marketing digital que você pode utilizar para melhorar as vendas da sua empresa. Mas o blog é de longe, a melhor ferramenta para reter a atenção do público que você deseja vender.

Com tantas empresas disputando a atenção do seu cliente, em muitos momentos, anunciar um produto, pode fazer com que você seja só mais um na multidão. Só mais uma empresa tentando vender.

Mas… eu não devo fazer anúncios?

Claro que sim, porém seus anúncios podem ser menos entediantes ao público, quando você não está tentando vender diretamente a ele e sim, oferecendo um conteúdo que irá ajudá-lo a resolver um problema cotidiano.

Esse problema pode estar diretamente ligado a um produto da sua empresa.

Dessa forma ele passa a considerar sua empresa como uma solucionadora e consequentemente, prestar mais atenção no que você está falando. Isso é possível graças a geração de conteúdo e um blog estrategicamente elaborado. Repito estrategicamente elaborado.

Em um primeiro momento você não vai vender. Mas claro, não vai ser sempre assim e você vai entender.

Nessa série de dois artigos você vai aprender:

  • Como utilizar o blog para melhorar as vendas da sua empresa;
  • Definir qual será seu propósito com o blog e o que o tornará especial para seu público;
  • Como deixar seu blog atraente;
  • Algumas estratégias para reter a atenção do leitor;

Por que devo ter um blog corporativo?

Benefícios do Blog Corporativo

Se ainda está com dúvida se um blog é ou não importante para sua empresa, veja abaixo alguns benefícios que ele proporciona:

Visibilidade

Uma das maiores vantagens de se ter um blog corporativo e gerar conteúdo, é ter mais alcance na internet em diversos assuntos relacionados ao que você vende.

Um estudo feito pela consultoria TNS Research International para descobrir o comportamento do consumidor brasileiro na internet, constatou que 76% dos usuários pesquisam em blogs e fóruns informações sobre o que pretendem comprar.

Quanto mais informações você fornece ao seu público, mais chances você terá de ter sua empresa conhecida na internet.

Aproximação

O blog é uma maneira eficaz de gerar aproximação com seu público. Através de seus conteúdos, seus leitores podem interagir com sua empresa e esclarecer dúvidas de seus serviços.

Muitas vezes, os comentários no seu blog podem abrir portas para realizar novas vendas, já que as pessoas estão cada vez mais em busca de opiniões na internet antes de comprarem produtos e serviços.

Quanto mais próximo seu cliente se sente da sua empresa, mais confiança ele terá nela.

Assim as chances dele fazer uma recomendação positiva da sua marca, são grandes. Além disso, você pode usar essas opiniões também para aplicar melhorias na sua empresa.

Credibilidade

A partir do momento que você passa a gerar conteúdo de qualidade, seu público passa a te posicionar como especialista no seu segmento.

Se você entende o que você vende, porque não mostrar para seu público e ganhar credibilidade? O blog te dá esta oportunidade de mostrar para sua audiência que você está preocupado com seus clientes e com a qualidade do que você tem a oferecer.

É mais provável as pessoas comprarem de marcas confiáveis do que das desconhecidas. Ou de marcas que elas não tiveram qualquer tipo de contato anteriormente.

É como aquele produto que você já se habituou a comprar de uma marca específica e não se arriscaria comprar de outras empresas que você não conhece.

O produto pode ser muito bom, mas a empresa ainda não conseguiu fazer com que você confie nela o bastante para adquirir seu produto.

Imagina isso acontecendo com sua empresa? Péssimo né, saber que está perdendo muitas oportunidades de vendas, porque não está conseguindo conquistar a confiança de seu público.

E se isso realmente estiver acontecendo com o seu negócio, a partir deste momento, você já sabe o que fazer para mudar esse quadro.

Comunicação

Por ser uma estratégia que está mais ligada em ajudar, você tem a liberdade de ser um pouco mais informal. Com o Blog corporativo você pode ter conversas mais próximas com seus clientes (assim como estamos fazendo com você agora 😉 ).

Você pode se permitir fugir da formalidade e falar com seu público com uma linguagem mais simples e mais próxima. Você também pode pensar no blog como uma ferramenta para solucionar dúvidas de seus clientes.

Você pode escrever resenhas de seus produtos e serviços e outros conteúdos que tratam de dúvidas específicas do universo do seu cliente.

Mais acessos

Quanto mais conteúdos você tiver publicado mais alcance sua marca terá na internet e mais pessoas irão visitar seu blog.

O Google, por exemplo, prioriza sites com conteúdos relevantes e de qualidade para posicionar em seus resultados de pesquisas. Se o blog da sua empresa está bem-posicionado no maior buscador da internet, com certeza você terá reconhecimento de marca.

Transformando seu blog em um vendedor da sua empresa

Blog Corporativo como Vendedor da sua empresa

O que está achando de tudo isso?

Provavelmente você está se perguntando: “Parece tudo muito bom. Mas como faço para ter um blog corporativo que me ajude a aumentar meu faturamento”?

Você pode ter um blog em qualquer plataforma de gerenciador de conteúdo. Nós recomendamos o WordPress, vou falar sobre ele na segunda parte desse artigo.

Mas o que vai fazer você aumentar seu faturamento com seu blog corporativo, é torná-lo especial.

Para tornar seu blog especial, você precisa pensar logo no início em três itens imprescindíveis: no seu público, propósito e quais assuntos abordar. Você entenderá cada um desses itens de maneira fácil na segunda parte desse artigo.

Se você está pensando em colocar diversos banners para divulgar sua empresa, espalhados em todas as páginas do blog, esqueça. Isso pode até funcionar, mas não terá tanto efeito em vendas assim.

Os blogs e redes sociais não são as ferramentas de marketing digital ideais para tentar vender diretamente para o público. Sabe por quê? Porque as pessoas estão nesses lugares em busca de informação.

Mas existem maneiras mais discretas de você conseguir aumentar suas vendas através do seu blog.

Aliás, muitas empresas conquistaram a maior parte dos seus clientes através do blog. Isso porque elas estão com mais foco na exposição de sua marca e na construção de credibilidade, do que no dinheiro.

A partir do momento que você cria valor para seus leitores e possui uma estratégia bem definida de criação de conteúdo e relacionamento com o cliente, o dinheiro vem.

Não é tão simples, eu sei. É um árduo trabalho de persistência, tempo e motivação. Mas no final é muito gratificante.

Como você viu, os blogs não são sites de venda. É preciso “levar” o seu leitor para um ambiente de vendas (outra página), e lá sim, vender seu produto ou serviço.

Vou te mostrar como isso é possível.

Imagina que você tem uma página super vendedora no seu site que trata especificamente de um determinado produto. Então, conhecendo seu público, você descobre um problema do seu cliente que esteja relacionado a esse seu produto.

Você não perde a oportunidade e escreve um artigo com uma dica matadora que resolva esse problema.

No final desse seu artigo, você coloca um banner dizendo que existe um produto da sua empresa, que pode ajudá-lo a nunca mais sofrer com esse problema. As chances desse leitor clicar no banner e ir para sua página de vendas, são grandes.

Isso porque ele pode estar grato com você por ter recebido uma dica muito importante para o problema dele. E ainda mais sabendo que ele pode resolver o problema de uma vez por todas, com a ajuda daquela empresa que já o ajudou antes.

Uma outra maneira muito eficiente também, é usar uma estratégia de relacionamento por e-mail.

Como no exemplo acima que você descobre o problema do seu cliente e escreve um artigo, ao invés de colocar um banner para o leitor conhecer seu produto, você pode seguir os seguintes passos:

 #1) Dentro do seu artigo, ofereça mais um conteúdo de grande valor para ele. Esse conteúdo pode ser por exemplo, um pequeno eBook (livro digital em pdf) com mais dicas para ajudá-lo a resolver esse e outros problemas relacionados ao seu produto.

#2) Para baixá-lo, é necessário que ele acesse uma página com os benefícios desse eBook e um formulário para a captação do endereço de e-mail. A partir desse momento, você passa a construir uma lista de pessoas interessadas nesse assunto específico.

#3) No dia seguinte, você envia para essa lista outro conteúdo que seja do interesse dessas pessoas.

#4) Repita isso por mais duas vezes com outros conteúdos.

#5) Na quarta vez que se relacionar com essa lista, você envia um e-mail com uma oferta especial para seu produto.

Como estas pessoas já tiveram mais contato com sua empresa, a barreira para vender a elas será bem menor do que antes.

Conseguiu perceber a estratégia?

Primeiro você oferece conteúdos de grande valor para seu cliente. A partir daí ele passa a confiar em você e prestar atenção na sua empresa. E no momento oportuno, você tem a possibilidade de vender para ele.

É claro, citei apenas dois exemplos. Existem muito mais táticas de marketing digital que envolve o blog e outras ferramentas, elas dão muito certo e aumentam o faturamento de muitas empresas.

Se você quiser saber o que fazer para ter um blog que te ajude a alcançar esses benefícios e aumentar suas vendas, leia a segunda parte desse artigo. Tenho certeza de que você irá se surpreender.

Um abraço e te espero na segunda parte desse post.

Crédito das imagens: Fotolia.

Mariane Angelo
@marianeangelo_
IMF

Assessora de Marketing Factual e co-autora da Metodologia 3As. Participa da criação de estratégias que ajudam as empresas a comunicarem valor para o mercado. Ajuda a conectar a essência de uma empresa com o público através da comunicação digital.

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