fbpx
Minha Movimentação

Periscope – O que é e como utilizar o app na sua empresa

Os primeiros passo no Periscope, o app de Live Stream Video sensação do momento. Entenda o poder das lives.

Periscope – O que é e como utilizar o app na sua empresa

Imagine poder entrar em uma máquina de teletransporte e estar em diversos lugares. Impossível? Talvez não totalmente impossível. Pelo menos é isso que defende o time do Periscope.

O Periscope é um aplicativo de transmissão audiovisual ao vivo ou em bom “digitalês” (ou “internetês”) o Periscope é um novo app de Live Stream Vídeo. O Periscope pertence ao famigerado Twitter.

De acordo com a equipe do Periscope, o aplicativo tem o objetivo de evidenciar o poder de uma experiência compartilhada.

Uma das expressões mais curiosas que li no blog do Periscope foi “Possibilidade de viajar pelo mundo, calçando os sapatos de outras pessoas”.

Contextualizando com a forma que compartilhamos dicas aqui no blog, nós acreditamos que o Periscope é aquilo que faltava para tornar seu negócio mais social e com mais oportunidades comerciais.

A idéia é a mesma que temos defendido até hoje, compartilhar conhecimento para combater pontos cegos em estratégias e ajudar seu negócio a demonstrar potencial.

Se você já fez as lições básicas de marketing (e marketing digital) vai poder utilizar o Periscope com maestria. Essas lições básicas podem ser encontradas em muitos de nossos conteúdos (artigos, ebooks e outros).

Os primeiros passos

É imprescindível que você tenha um bom conhecimento do seu público para fazer suas primeiras transmissões.

Imagine poder transmitir com apenas alguns toques dicas valiosas para seu público. Além de dar dicas você pode pedir opiniões, preparar lançamentos de novos produtos e por aí vai.

O Periscope já está sendo amplamente utilizado por profissionais liberais, empresas, agências digitais, autores de livros, palestrantes, celebridades e por consumidores ávidos por informação de qualidade, informação que resolva seus problemas cotidianos.

O papel da empresa / empreendedor

O real papel do empreendedor é resolver problemas. Para tanto, é preciso dedicar esforços e fazer seu público entender que tem um problema a ser resolvido.

A melhor estratégia para isso é gerar conteúdo de qualidade. Você precisa ensinar seus clientes e tornar a vida deles mais fácil. Que tal transmitir esses conteúdos de qualidade ao vivo com possibilidade de tirar muitas dúvidas e quebrar objeções? Isso é, na verdade, a fórmula da credibilidade.

Com esse artigo quero, além de apresentar o Periscope, mostrar como ele pode ser uma fonte de novos negócios. Também contar minha primeira impressão e experiência com o Periscope.

Um pouco sobre o Periscope

telas-iphone-periscope-itunes
Imagem – iTunes.apple.com

O Periscope contínua a ser administrado por uma pequena equipe a parte do Twitter em São Francisco/Califórnia. Foi lançado na segunda quinzena de março deste ano e foi muito bem aceito. O Periscope atingiu 1 milhão de pessoas em apenas 10 dias, desbancando outros apps da categoria.

Pode ser que você pense que esse tipo de transmissão a partir de apps seja uma novidade. Não é. Já existem diversos aplicativos com essa tecnologia no mercado. Já se percebe uma briga de gigantes quando se trata de Live Stream Video, mas o Periscope, na minha opinião, parece ser muito mais interessante e amigável. Ao menos por enquanto.

Disponível para iOS com versão igual ou superior 7.1 e Android com versão igual ou superior a 4.4 ( um dos meus aparelhos dançou nessa 🙁 ).

Spam é algo assustadoramente adaptável. Não é difícil ver, durante alguma transmissão, alguém entrando em uma live para fazer networking de forma agressiva e fora de contexto. Ou ainda querendo divulgar um produto na marra.  Aborrecimento na certa.

Tenho visto algumas pessoas também criando e compartilhando ótimos conteúdos. Além disso não é difícil perceber pedidos de orçamento, de consultoria e até dúvidas estritamente ligadas a aquilo que a pessoa faz/vende. Algumas pessoas já fecharam vendas e receberam convites para palestrarem sobre algum assunto em empresas.

Minha primeira experiência com Periscope

No primeiro dia de utilização do Periscope não fiz nenhuma Live (transmissão ao vivo), comecei somente a navegar pelo mapa mundi e ver o que as pessoas estavam transmitindo. Depois comecei a interagir com algumas pessoas que falavam sobre Marketing Digital. Nessas interações algumas pessoas começaram a me seguir.

Se você já postou vídeos no You Tube já sabe que existe muito trabalho de pré produção. Os videos são gravados, editados e somente depois postados no canal.

Ao clicar no record da câmera tudo pode acontecer. Você pode esquecer algo, espirrar, travar a língua e até ficar nervoso. Isso pode atrapalhar sua gravação, mas não será mostrado ao menos que você queira.

Agora imagine a sensação de apresentar um conteúdo ao vivo e em cores para o mundo. Na minha opinião é a mesma sensação que antecede uma apresentação em um auditório ou palco.

Para muitas pessoas isso é um grande desafio. Confesso que não é diferente para mim. Contudo eu costumo encarar da seguinte forma: É um um desafio, mas também é uma oportunidade.

Por este motivo eu resolvi abrir uma “live” e falar um pouco sobre Marketing e Vendas. Foi uma transmissão teste, meia hora antes do almoço e, não teve uma audiência expressiva. Para mim valeu totalmente a experiência.

Meu primeiro Periscope
Não, não estou chorando ou pedindo clemência. Foi só um jeito de chamar a atenção quando postei na fanpage (Facebook).

Somente 7 pessoas entraram comigo ao vivo e 2 pessoas curtiram (tá bom, não foi exatamente como eu esperava… rs). O mais importante de tudo foi que depois disso algumas pessoas passaram a me seguir.

Se você tem muitos seguidores atualmente no Twitter seus resultados podem ser mais surpreendentes do que estes.

Eu sei exatamente quais foram os meus erros durante essa transmissão e conforme o sucesso desse artigo compartilharei com vocês. Também pretendo consertar essas coisas em minhas próximas transmissões com o Periscope.

Logo depois, postei na página de fãs da Interliga e não obtive muitas curtidas. Contudo muitos fãs da página clicaram e assistiram o replay. Isso me animou e por isso vou procurar definir um dia da semana para fazer um Periscope sobre Vendas e Marketing Digital.

O “Super” Periscope

O Periscope é uma mídia/rede social com “vida própria”. Você pode optar em seguir pessoas diferentes das que você segue no Twitter. Seja o proprietário da “emissora de TV” da sua empresa. Gere conteúdos de extremo valor.

Mexendo no Periscope

Ao abrir o Periscope você possui 4 guias básicas:
tv-periscope

Periscope (ícone TV) – Que exibe transmissões recentes no melhor estilo “o que está acontecendo”.
terra-periscope

Lista Global (ícone terra) – Que exibe o mapa mundi com alguns pontos vermelhos onde estão acontecendo transmissões. Você pode também, visualizar essas transmissões em forma de lista em diferentes níveis.
periscopio-periscope
Transmitir agora (ícone periscópio) – Aqui você pode dar um nome à sua transmissão no campo “O que você está vendo agora?” e também definir outras características de sua transmissão.

Logo abaixo do nome de sua transmissão você pode definir permissões de localização, transmissões privadas (que não aparecem na tabela e notificam somente pessoas que você definir), se os participantes podem ou não conversar durante sua transmissão e ativar a postagem da transmissão no Twitter.

Definido os detalhes de sua transmissão basta tocar no botão “Iniciar transmissão” e voilà, você pode teletransportar o mundo para o seu ambiente, sua idéia ou conteúdo.
pessoas-periscope
Pessoas – Nesta guia é possível pesquisar por pessoas, ver os mais adorados do Periscope e ter acesso as informações do seu perfil bem como as configurações do app. Se desejar saber um pouco mais sobre isso deixe um comentário.

Mais alcance depois da Live

O replay da sua transmissão fica disponível durante 24 horas. Você pode compartilhar o link da sua transmissão inclusive para pessoas que não fazem parte do Periscope (foi o que fiz, minutos depois, para alguns clientes no Whatsapp). Você também pode guardar uma cópia da sua transmissão. Para isso você precisa dar ao app permissão para guardar uma cópia em seu dispositivo.

Corações apaixonados

Cada novo espectador em sua live terá uma cor própria de identificação. Durante uma transmissão sua audiência pode apreciar seu conteúdo e demonstrar isso dando alguns toques na tela. Esses toques se transformam em corações da cor da sua identificação e sobem suavemente do lado direito da transmissão. Os que conseguem mais fãs ficam em uma lista dos mais tops.
coracoes-likes-periscope
Imagem – Divulgação Periscope.tv

Você tem o Controle

silenciar-notificacoes-de-seguidos-periscope
Imagem – Divulgação Periscope.tv

Está recebendo muitas notificações de lives sem sentido para você? Você pode “silenciar” alguém, visualizá-lo no feed, mas não receber as notificações.

Idiomas

idioma-periscope
Imagem – Divulgação Periscope.tv

Você pode modificar suas preferências de idioma e o Periscope irá mostrar em seu feed as transmissões mais interessantes para você. Até o momento desse artigo o Periscope está disponível em 29 idiomas e percebemos o grande empenho da equipe em apoiar a comunidade.

Mensure

No final de uma transmissão as estatísticas são exibidas. Recentemente o pessoal do Periscope divulgou que uma atualização do app permitiu que as estatísticas fiquem sempre disponíveis para você. Analise seu desempenho comparando inicialmente uma transmissão com outra, procurando sempre melhorar baseado nos resultados e interações da sua audiência.

Liberdade para iOS

Você pode assistir uma transmissão e mudar para outro dispositivo. Os requisitos para isso são: estar rodando seu Periscope em iOS 8 ou superior ou OS X; estar com seu Bluetooth ligado; e conectado na mesma conta do iCloud (serviço de armazenamento e computação em nuvem da Apple).

assistindo-periscope-em-multiplos-aparelhos-ios
Imagem – Divulgação Periscope.tv

Talvez demore um pouco para termos um teletransporte a la “Jornada nas estrelas”, enquanto isso vamos de Periscope.

O live stream é uma tendência que, com certeza, veio para ficar e você, seu negócio e suas idéias não podem ficar de fora.

Comece agora mesmo!

Transmita credibilidade respondendo ao vivo as principais questões do seu público. Não faça spam, seja relevante e seus seguidores (ou futuros clientes) virão.

Já tenho visto alguns profissionais de Marketing Digital disponibilizarem cursos de Periscope. Você pode até buscar conhecimento e eu apoio isso, contudo nada substitui a experiência direta. Portanto, instale e mexa, mexa e depois mexa novamente.

Claro, mexer somente não vale. Faça transmissões com algo que cative seu público. Que tal preparar um Periscope agora e divulgar aquela dica ninja?

Baixe o Periscope utilizando estes links abaixo:

Agora é sua vez!

Quero muito saber sobre suas transmissões. Se você é um iniciante (como eu) ou se você já é um utilizador fanático que tal nos contar sua experiência.

Se você é, como tenho escutado recentemente, “Periscoper” ou “Periscopata”, conte-nos seus resultados.

Ah! Não esqueça de seguir a Interliga no Periscope @interliga_web .

Um grande abraço e bons negócios!