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O que é SEO e como isso pode ajudar sua empresa? [só para empresas]

O que é SEO e como isso pode ajudar sua empresa? [só para empresas]

Quer entender o que é SEO? Se você é empresário e quer escalar seus resultados em vendas vai gostar muito do artigo de hoje.

Preste atenção na situação que vou propor:

Você não ficaria com raiva?

Você se senta em frente ao seu computador, faz uma busca no Google com um termo ou palavra-chave importante do seu segmento de mercado e, de repente, vê que seu concorrente está lá nos primeiros resultados da pesquisa.

Ele simplesmente está lá na primeira página do maior buscador do mundo.

Você tem uma estranha sensação de estar perdendo inúmeras oportunidades de venda. E realmente está!

E por que seu concorrente está lá?

Porque ele já entendeu o que é SEO, sua importância e já está, por certo, muitas horas e muitos bytes de conteúdo na sua frente.

Se hoje você se encontra nesta situação ou se você quer fugir de um quadro como esse, leia esse artigo.

Entenda porque algumas empresas aparecem muito mais e conseguem muito mais visitantes em seus sites que outras.

Quando se trata de buscador, o julgamento é outro. Logo, um concorrente seu, de menor porte, pode ter resultados incrivelmente maiores do que o seu.

Lógico, existem muitas formas de aparecer na internet e diversos buscadores de informação. Contudo, seria um desafio para mim, escrever um artigo sobre esse assunto e não utilizar a palavra Google. O Google e seu incrível buscador fará parte da maioria dos nossos exemplos nesse artigo.

Neste post você vai aprender:

  • O que é SEO;
  • Como se aplica SEO para sua empresa vender mais;
  • Como sua empresa pode figurar nas páginas de resultado do Google;
  • Um pouco sobre o funcionamento do buscador Google;
  • Algumas características importantes sobre o SEO;
  • Como o Google interpreta a relevância do seu site;
  • Como é o trabalho profissional de SEO e quanto tempo leva;
  • A importância da criação de conteúdo relevante para seu público;
  • Práticas nocivas que você deve obrigatoriamente evitar;
  • O que fazer para dar seus primeiros passos;
  • As inúmeras vantagens de aplicar otimização em seu site.

O Conceito – O que é SEO

O conceito de SEO

O que significa SEO?

SEO é a sigla em inglês para Search Engine Optimization, traduzido como Otimização para mecanismos de pesquisa ou de busca. Este termo foi utilizado pela primeira vez por uma empresa americana especialista em marketing na Internet, a MMG (Multimedia Marketing Group).

O SEO também pode ser chamado de otimização de sites ou ainda otimização para mecanismos de busca, muito embora a prática seja muito mais abrangente do que fazer algumas ou muitas páginas ficarem atraentes para sites de busca.

Embora o mercado pareça não ter chegado a um consenso de qual termo utilizar, hoje, para simplificar o artigo, vou me referir a estas práticas de melhoria simplesmente como SEO.

S-E-O (és – i – ou)

Gosto de definir o SEO (o que é SEO) como um processo ou um método. Sim, um processo aplicado a um website e fora dele que o torna mais relevante para os buscadores.

Estou muito animado com este conteúdo de otimização de sites e se eu fosse você não perderia uma só palavra do que está por vir.

Mesmo sendo aplicado a websites e com o objetivo de ganhar mais visibilidade em buscadores, é bom lembrar que estamos falando de experiência humana. Óbvio, tanto o processo como o conteúdo são feitos para pessoas.

Os próprios buscadores aprimoram os resultados de pesquisa pensando em pessoas. Eles oferecem, além de uma boa experiência, a entrega do melhor conteúdo disponível na web. Claro, dentro das possibilidades que essa automação oferece.

O que atualmente é SEO

Hoje o SEO é mais voltado ao visitante e cada vez menos técnico (não totalmente…é claro 🙁 ).

Os principais focos da prática profissional de SEO são:

  • Melhorar a interação com a marca;
  • Entender a necessidade e valor real de conteúdo para o visitante;
  • Saber o retorno financeiro do investimento ou aplicação de SEO.

Vale muito a pena lembrar que, otimizar um website é também otimizar a conversão de vendas ou de leads (interessados cadastrados em sua lista). Em outras palavras ajudarem a empresa na movimentação comercial.

Os incríveis programadores do Google conseguem fazer do buscador uma incrível “máquina de tomografia” para o seu conteúdo e sabem inclusive, se seu site oferece uma boa experiência para smartphones e tablets. Lindo isso. Não?

O resultado prático

Resultados de anúncios e resultados orgânicos

De forma mais básica esse artigo fala sobre a possibilidade de posicionamento na área amarela da imagem acima. Coluna esquerda, abaixo dos anúncios de links patrocinados (pagamento por clique) da página de pesquisa do Google. Estes resultados são chamados de orgânicos ou resultados por relevância de pesquisa.

Principais Características

Funciona de maneira integrada

Aplicar otimização em um site não é garantia de obter os primeiros lugares nos resultados das buscas. Eu, gosto de explicar o SEO como uma melhoria contínua de tráfego e conversão. Isso significa “abraçar” o seu projeto de website por inteiro, levando em conta desejos dos visitantes e a interatividade social (mídias e redes sociais digitais).

Além do próprio site

Os fatores de posicionamento podem mudar entre uma atualização e outra do chamado algoritmo de busca. Por isso especialistas do mundo inteiro observam seus próprios sites e fazem muitos testes para entender como aplicar essas técnicas de SEO.

O SEO é também uma grande comunidade, sempre atenta no que o mercado pede que seja feito, ou seja, atenta nas melhores práticas de otimização.

Basicamente essas melhorias são aplicadas nas páginas de um site de duas formas:

  • Interna ou na página (SEO on page);
  • Externa ou fora da página (SEO off page).

São técnicas complementares que trabalham em prol dos resultados. Isto quer dizer que você irá melhorar seu site, suas páginas e perfis nas redes sociais, a fama ou conhecimento do teu site em outros sites (que se traduz em novos e relevantes links que apontam para o seu site) e por aí vai.

O Page Rank

O Google analisa também os links internos e externos de uma página. Suas páginas internas precisam estar bem conectadas ou linkadas internamente. Isto precisa também fazer sentido e oferecer boa experiência para o seu visitante.

Os links externos vão atribuir relevância ao conteúdo das suas páginas, por uma espécie de “votação”, onde cada voto de confiança é representado por um link recebido.

O nome desse sistema de votação é Page Rank.

Mas não se engane, não é por receber muitos links que você ficará bem-posicionado com seu conteúdo. Estes links precisam ser de qualidade, ou seja, ter contexto com o conteúdo apresentado na página. E isso não é um fator predominante de sucesso nas buscas. Apenas mais um.

Nada é fácil

O processo de otimização de sites é algo que te dá resultados a médio e longo prazo. Claro, ao aplicar SEO você pode sim ter alguns resultados a curto prazo. Mas a consistência vem com algum tempo.

Minha sugestão é que a aplicação de SEO seja com período igual ou superior a 5 meses. Isso garante resultados mais consistentes.

Depois disso a que se pensar na continuidade, posicionar seu site é um trabalho de concorrência. E concorrência não tira férias.

Também é importante dizer que não se trata de mágica é, na verdade, um árduo trabalho de modificações e acompanhamentos.

SEO é Conteúdo

Sempre defendo que oferecer conteúdo de qualidade é sempre a “melhor pedida” para aumento de credibilidade e de vendas.

Se tem uma coisa sobre “o que é SEO”, ou sobre definir SEO, que eu gostaria que você guardasse, quando terminar esse artigo é que SEO também é conteúdo.

Claro, conteúdo relacionado a sua empresa, seu mercado e seus produtos. Isto significa que seus conteúdos precisam ter forte relação com o objetivo da sua empresa e sem sombra de dúvida, do seu público.

Lembre-se sempre de alinhar seus objetivos empresariais com suas campanhas de marketing. Sejam, estas campanhas, feitas na sua empresa ou de forma externa, com sua agência preferida.

Os conteúdos da sua empresa deve, de maneira mais básica, entreter e educar. Traga diversão para sua comunicação com responsabilidade se tornar um chato.

Ensine sobre o que você vende minimizando os problemas do seu público. As vendas simplesmente virão.

Cuidado com as más práticas

Cuidado com práticas nocivas de SEO

Você pode não saber e estar, nesse momento, sugerindo alterações perigosas para o desenvolvedor do seu site.

Alguns clientes aqui da Interliga, chegam, antes mesmo da proposta comercial, sugerir táticas extremamente prejudiciais ao site.

Claro, nossa preocupação é sempre dar a melhor orientação e ensinar as melhores práticas.

Essa é a nossa missão (combater pontos cegos a fim de ajudar as empresas demonstrarem seu potencial).

Afinal de contas, ninguém quer que o site do seu negócio seja banido das buscas do Google. Não é mesmo?

Algumas práticas que você deve evitar:

  • Copiar conteúdos da concorrência;
  • Textos ou links invisíveis (Sim, é possível fazer isso);
  • Excesso absurdo de palavras chaves (chamado tecnicamente de Keyword Stuffing);
  • Evite receber links de sites desconexos com seu mercado de atuação.

Sobre o excesso de palavras-chave (terceiro item da lista acima), não é difícil ver sites com seu conteúdo sem sentido. Por exemplo, existem sites com tópicos de conteúdo, mais ou menos assim:

  • Tubos de aço em São Paulo;
  • Saiba mais sobre tubos de aço em São Paulo;
  • Vantagens dos tubos de aço em São Paulo;
  • Onde encontrar tubos de aço em São Paulo (sei que São Paulo é grande, mas isso dentro de uma página é de matar…rs).

Será que esse exagero faz sentido para um visitante? Você conseguiria me explicar que vantagem um tubo de aço tem em São Paulo que não possa ter em Santa Catarina? Pense nisto.

Isso pode te dar algum resultado, mas acredite, é só questão de tempo para você ser penalizado.

Melhore o tráfego do seu site como um todo e os resultados em vendas aparecerão. Se for adquirir um serviço especializado de SEO não peça dessa forma: “Eu quero ficar bem-posicionado nesta palavra-chave aqui ó”.

Talvez a palavra-chave que você pense ser a melhor não seja a mais indicada por muitos motivos. A palavra pode ser muito básica ou ainda possuir uma concorrência absurda a ponto de não valer o esforço de otimização.

Busque por empresas que vão diagnosticar seu projeto (de site) combinado a seus objetivos empresariais. Além disso, que possam fazer um plano de otimização para o seu ou seus sites.

Quero começar aplicar o que devo fazer

Como começar

Atualmente você não precisa ser um entendido em programação para aplicar SEO. Mas a verdade é que você não está totalmente desvinculado de orientações técnicas profissionais.

Mas para começar dar seus primeiros passos em SEO é necessário algumas ferramentas e pré-requisitos básicos e fáceis de conseguir.

Tenha um site ou blog na plataforma WordPress

Esta plataforma de gerenciamento de conteúdos vai permitir que você publique conteúdos quando e onde quiser. Basta ter um computador conectado a internet.

Nesta plataforma você pode, de forma muito simples, acrescentar plugins (plugar no seu WordPress pequenos programas) para aplicar SEO sem precisar colocar a mão nos códigos e focalizar sempre em conteúdos de qualidade.

Essa dica é voltada a ter um WordPress “rodando” em um servidor online da sua empresa, por trás do seu site e com nome próprio (www.suaempresa.com.br). Tá bom?

Esse incrível gerenciador de conteúdo pode ser o “cinto de utilidades” do seu site proprietário. O site do seu negócio. É muito mais vantajoso do ponto de vista comercial.

Seja proativo e pesquisador!

Claro, estes são seus primeiros passos e isso vai demandar algumas horas de leitura e aplicação.

Tenha proatividade para aplicar e saiba que em marketing online tudo representa testes, avaliações, desistências e continuidade das táticas aplicadas.

Se você está sério em modificar seus resultados de busca para melhor, comece agora!

Inicie com o que sabe e evolua aos poucos acrescentando novas técnicas aprendidas. Tenho certeza, você irá se surpreender dentro de pouco tempo.

Se você já tem um blog ou um site em WordPress, pode utilizar um plugin que nossa própria equipe utiliza, o SEO by Yoast. Isso é com toda a certeza, assunto para um novo post aqui.

Vantagens

Os benefícios do SEO para seu negócio

As empresas que utilizam SEO em sua estratégia tem:

  • Aumento do tráfego de pessoas no seu site;
  • A percepção do resultado orgânico de pesquisa no Google como o mais relevante pela maioria das pessoas.
  • Maior compreensão dos resultados;
  • Maior alcance e conhecimento de marca;
  • Economia (você pode reduzir ou simplesmente não investir em pagamento por clique para algumas páginas);
  • Melhor do que encontrar seu cliente é ser encontrado por ele;
  • Lógico! Muito mais oportunidades para você realizar vendas.

Aqui na Interliga, na maioria dos casos, trabalhamos otimizações de sites combinados com outros serviços para alavancar mais os resultados. Nosso foco é ajudar o negócio dos clientes através de programas geradores de receita e essa parte técnica vem junto.

Em 2010 nós conseguimos muitas visitas aplicando SEO na primeira versão de nosso website. Nós sabíamos que precisávamos melhorar muito.

Éramos, na época, pura e essencialmente webmasters. Nós firmamos nosso pé em marketing digital em meados de 2012, com muito mais foco nas vendas dos clientes.

Nossos primeiros casos de sucesso aconteceram entre 2011 e 2012. Aumentamos o tráfego de visitantes de duas empresas de decoração, duas indústrias e um site de receitas que funcionou até 2013.

Desde então progredimos e aprimoramos muitos nossos resultados com otimização de sites/SEO.

Claro, isto é só a ponta do iceberg.

Falar de SEO dá, como muitos dizem, “pano pra manga”. 😉 . Diante de tudo que apresentei aqui, além da importância de se aplicar SEO, não é difícil entender porque seu concorrente pode estar com mais resultados que você agora.

Mas, calma, não se desespere! A boa notícia é que existem muitas intenções de pesquisa no mundo e você ainda pode obter resultados fantásticos.

Contudo, se você ainda não utiliza SEO em suas estratégias no ambiente digital, está na hora de se mexer e dar uma lição na concorrência.

É sempre importante dizer que você pode combinar SEO com outras estratégias na internet e multiplicar muitos seus resultados. Muitas destas ações ou estratégias você também poderá aprender aqui em nosso blog.

Neste artigo você aprendeu:

  • O que é SEO – otimização de sites;
  • Como os profissionais entendem e aplicam SEO atualmente;
  • Como e onde ficam os resultados orgânicos;
  • Um pouco sobre o funcionamento do buscador do Google;
  • Algumas características importantes sobre aplicação de SEO como serviço;
  • Um pouco sobre o “sistema de votação”: Page Rank;
  • Que SEO é um importante e árduo trabalho com resultados a médio e longo prazo;
  • A importância da criação de conteúdo relevante para seu público;
  • Práticas nocivas que você precisa obrigatoriamente evitar;
  • O que fazer para dar seus primeiros passos;
  • As diversas e magníficas vantagens de aplicar SEO;

Agora é com você!

Você sabe! Esse artigo aqui é, na verdade, uma conversa.

Se você gostou desse artigo, quero muito ouvir sua opinião sobre ele. Conte sua experiência sobre o assunto ou como esse artigo vai te ajudar no seu negócio.

Ah! Não esqueça de dar aquela força compartilhando com seus amigos.

Um grande abraço e boas vendas!

Márcio Cavalcante
@marciocavalcante__
IMF

Márcio é uma pessoa de hábitos muito simples. É fundador da Interliga e também Assessor de Marketing Factual. Ele participa diretamente dos programas de marketing geradores de receita e lucratividade e é co-autor da metodologia 3As. Já gerenciou uma verba de marketing com retorno milionário. Ama comida caseira e não fica sem café.

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