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O Ingrediente Quase Secreto para Aumentar suas Vendas

Toda boa receita tem os melhores ingredientes. A receita da sua empresa precisa desse ingrediente. Veja como aumentar suas vendas.

O Ingrediente Quase Secreto para Aumentar suas Vendas

Se eu te disser que existe um ingrediente simples, quase secreto e essencial para aumentar suas vendas, você me daria os próximos 3 minutos do seu tempo?

E se eu te disser que este ingrediente pode mudar a forma como você pensa sobre divulgação, abordagem e resultados em vendas. Você me daria um pouco mais que 3 minutos?

Digo que esse ingrediente é quase secreto, pois, já antecipei um pouco sobre esse assunto em um artigo chamado 7 formas de divulgar sua empresa na internet.

Hoje, neste artigo, vou falar sobre a integração das ações de divulgação de uma empresa. Esse é o ingrediente fundamental para sua divulgação dar certo e que, ainda, melhora a compreensão dos resultados. Uma integração bem-feita pode conduzir muito mais pessoas para o momento, tão desejado, de compra e ampliar o faturamento da sua empresa.

É comum ver empresas criando ações avulsas de marketing sem contexto. O Pior de tudo é que essas atividades avulsas dificilmente dão resultados (ou ao menos a entender os resultados). Por isso alguns empresários ficam com “o pé atrás” na hora de contratar alguns serviços.

Eu até consigo entender essa desconfiança. É que muitos profissionais ficam desacreditados porque boa parte do mercado vende apenas soluções avulsas.

Como assim?

São praticamente peças de publicidade, a maioria para redes sociais ou impressão em revistas de baixa circulação. Estas peças geralmente não fazem muito sentido ou não tem muita conexão com a verdade da marca. No fim, estes trabalhos avulsos rendem apenas o faturamento destas produtoras. Claro, existe muita gente séria e fazendo um trabalho louvável. Contudo, chego a ficar impressionado como algumas empresas querem apenas mais um trabalho e não ajudar genuinamente.

Assim como sua área de marketing (seja ela interna ou não) precisa de alinhamento com sua área comercial, suas peças de comunicação (ou publicidade) também precisam se alinhar.

Por enquanto não vou nem mencionar o alinhamento com o público. Isso é claramente obrigatório. No assunto, quero apenas destacar o alinhamento entre as mídias. Seus cartões de visita, folders, anúncios online, anúncios em revistas, catálogos, websites e redes sociais devem conversar entre si.

Mas antes de integrar, é bom conhecer o comportamento do seu cliente. É importante conhecer a factualidade da jornada do seu cliente. Desde a hora que ele descobre que tem um problema para resolver, até a hora que ele compra de fato de você.

Muitos chamam isso de jornada de compra, jornada do cliente entre outros nomes. Eu gosto de chamar de Jornada Factual. Esta jornada ajuda você entregar os conteúdos certos com o timing certo.

Não pense agora em formatos, ainda não. Seu cliente (ou futuro cliente) está neste exato momento em alguma etapa dessa jornada. E você destina esse conteúdo para o momento certo. Basicamente o seu cliente pode:

  • Não conhecer nada do seu segmento e nem o que você vende;
  • Entender um pouco, mas estar ainda com muitas dúvidas;
  • Já conhece, mas não tem informações suficientes;
  • ter ouvido falar muito bem do seu produto e, já ter feito um primeiro contato;
  • Estar fazendo agora uma cotação de preços;
  • Ter efetuado uma primeira compra.

É preciso, de verdade, que você saiba qual mensagem “entregar” de acordo com cada fase. Isso fará com que sua comunicação, seja ela impressa ou digital, chegue como um pãozinho quentinho recém tirado do forno.

Muitas vezes você cria alguma iniciativa de promoção em sua empresa e não pode ficar apenas na esperança. Então, para que aquela simples ação promocional que você decidiu fazer tenha resultados mais satisfatórios, vou dar a você mais algumas dicas. Assim você fará bom uso do “ingrediente Integração”.

Como integrar mais minhas ações de divulgação

Integração de divulgação em empresas

Imagine a seguinte situação:

  • Um possível cliente recebe um impresso com algumas dicas e uma breve apresentação do seu produto;
  • Ele percebe que o produto pode resolver um determinado problema que ele tem;
  • Neste mesmo impresso, ele vê um QR code, um link reduzido junto a promessa de mais dicas que o leva para o blog da empresa.
  • Através do link do impresso ele vai para o blog e lê um artigo que o deixa ainda mais interessado em seu produto;
  • Ao final do artigo há um link para uma página de venda do produto, o mesmo produto que ele conheceu através do impresso;
  • O cliente tem contato com uma oferta específica para o seu problema com um robusto, bonito e clicável botão escrito “Quero Comprar”.

Lógico! É uma situação hipotética, um exemplo de comportamento e jornada. Todavia com uma boa tiragem de impressos distribuídos seria bem possível converter muitos visitantes do site em clientes.

Percebeu a conversa entre as mídias? Em nosso exemplo foi citado 4 exemplos:

  • Um folheto impresso
  • O QR code.
  • Um Blog da empresa;
  • Um site/página de vendas.

Você pode até não conhecer o nome QR Code, mas com toda a certeza já viu essa tecnologia em revistas, anúncios e até em embalagens. O QR Code é uma tecnologia que foi criada para gerenciamento de inventário e controle de estoque.  No entanto é amplamente utilizada para integrar o ambiente digital e o mundo real. Através de um aplicativo em um smartphone é possível criar links do offline para o online.

Exemplo de QR Code que aponta para Fanpage do Facebook Interliga

 

No nosso caso, um resultado assim só pode ser obtido se o empresário tiver a integração como norte de todas as suas atividades de publicidade/marketing. Isto torna a divulgação muito mais certeira.

Então, não perca mais dinheiro! Reserve um tempo, reúna sua equipe e trace uma estratégia onde todos participem. Tome suas decisões finais e coloque em prática um conjunto de mídias integradas (ou interligadas 😉).

Além de ser mais certeira, esta forma de divulgar mais integrada ajuda você a medir e entender mais seus resultados. Ao integrar suas ações você pode enviar seus compradores para um ambiente mais mensurável como é o caso de um website, por exemplo.

Mas isso pode se estender para as redes sociais e até uma linha telefônica específica.

No caso deste artigo o empresário poderia medir o sucesso de seu folheto a partir das ativações do QR code que enviam pessoas ao blog.

Para você gerar um QR Code para seus impressos e integrar sua ação offline com o ambiente online experimente o QR Code Generator.

Como Assessor de Marketing Factual, não posso deixar de sugerir a você um serviço que integra, dá consistência e personalidade a sua divulgação. Esta sugestão é de Marketing Factual, porém utiliza a internet como plataforma propulsora. Dê uma conferida neste link aqui.

Não se esqueça de comentar. Forte abraço e boas vendas.

Imagens: br.fotolia.com

Márcio Cavalcante
@marciocavalcante__
IMF

Márcio é uma pessoa de hábitos muito simples. É fundador da Interliga e também Assessor de Marketing Factual. Ele participa diretamente dos programas de marketing geradores de receita e lucratividade e é co-autor da metodologia 3As. Já gerenciou uma verba de marketing com retorno milionário. Ama comida caseira e não fica sem café.

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