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Como melhorar as vendas da sua empresa definitivamente

Como melhorar as vendas da sua empresa definitivamente

É simplesmente assustador como alguns empresários tratam suas vendas. Muitos ainda estão trabalhando sua área comercial de formas muito convencionais e ultrapassadas. Principalmente quando o assunto é incrementar as vendas.

É provável que você esteja um tanto cansado de pensar e testar alternativas de melhorar suas vendas.

Hoje, quero dar dicas para te ajudar a vender de verdade. Essas dicas não estão somente ligadas a divulgação online. O conteúdo desse artigo vai te ajudar independentemente até da forma de divulgação que você escolher para o seu negócio.

Estas dicas poderão fazer com que você acrescente alguns dígitos em seu faturamento. Isso somente se você colocá-las em prática hoje mesmo.

Neste artigo você vai aprender

  • Como compreender melhor seu cliente;
  • Entender o percurso que seu cliente faz ao comprar de você;
  • Como escolher os melhores perfis de clientes;
  • Como oferecer produtos que são “um colírio para os olhos” do seu público.

E então? Vamos as dicas?

Tenha uma Super Audição!

super-audicao

Você sabe como um ser humano ouve? De forma mais básica o ouvido recebe ondas sonoras e as transforma em impulsos nervosos que são enviados para o cérebro. Nosso cérebro recebe estes impulsos e nos ajuda a interpretá-los.

Estou falando neste assunto, pois nosso sistema auditivo é uma estrutura complexa assim como é complexo uma empresa em funcionamento. Sua empresa precisa ampliar os pontos de “audição” de informação do seu cliente. Estes pontos captam e ajudam a identificar aquilo que o seu cliente está de fato querendo da sua empresa.

Estes “pontos de audição” não podem se restringir ao conhecimento de mercado que você tem.

Veja alguns exemplos de pontos de audição:

  • Os e-mails que as pessoas enviam para sua empresa;
  • As conversas que cada membro da sua equipe tem com seus clientes;
  • As informações ou conteúdos online que elas compartilham ou comentam na internet sobre sua empresa ou seus concorrentes;
  • O formulário de contato ou cadastro que você tem em seu site;
  • Fichas que seus clientes ou interessados em seu negócio preenchem em seu estabelecimento;
  • Pesquisas presenciais ou na internet sobre produtos e/ou serviços.

Esta lista é um bom começo. A partir dela e das interações que você tem com seus clientes, você pode ampliar muito “sua audição”.

Depois de catalogar estas informações, debruce sobre elas e vai obter sacadas importantíssimas para melhorar seu desempenho em vendas. Você vai se surpreender com a quantidade de idéias de melhoria que surgirão.

Entenda a jornada do cliente

Entenda a jornada de compra do cliente

Obtendo o máximo de informações sobre seus clientes é possível entender qual é o caminho que ele percorre (inclusive antes de conhecer sua empresa) até comprar o que você vende.

Faça reuniões com a sua equipe e crie uma sequência de etapas desde quando seu cliente descobre que tem um algo a resolver até o momento da compra.

Para te ajudar nestas etapas, tenha em mente um único produto ou serviço e tente responder as seguintes perguntas:

  • O cliente sabe que existe um produto/serviço que pode ajudá-lo?
  • O que ele precisa saber para entender que tem um problema?
  • Como ele se interessa em resolver este problema?
  • O que incentiva ou pode incentivá-lo comprar?
  • Como ele decide comprar?
  • Que comportamentos tem depois de comprar?

Entender estas perguntas pode te ajudar a vender mais e melhor, antecipar problemas que os clientes possuem e facilitar a compra e oferecer conteúdos de influência na internet, no ponto de venda ou qualquer outra forma desejada.

 Selecione os públicos campeões

Selecione os públicos campeões - Buyer Personas

Antes de criar uma seleção campeã de vendas, é preciso que você saiba o que é uma buyer persona. Uma buyer persona é um perfil fictício (com características bem reais) que representa um grupo de potenciais clientes que sua empresa deseja vender. Este perfil irá ajudar você a ajustar sua comunicação de vendas, aumentando a compreensão da sua oferta e consequentemente as vendas.
Crie um ou mais perfis e selecione aqueles que representem uma boa fatia do seu faturamento. Comece com uma buyer persona por vez e depois vá incrementando sua seleção.

Faça ofertas irresistíveis

Oferta especial - Fila Apple Store

 

Ao selecionar públicos campeões e bem definidos através da “super audição” da tua empresa, você poderá fazer propostas comerciais ou ofertas realmente incríveis. Fazendo a lição de casa você será capaz de falar de benefícios como nunca antes.

Agora seguem algumas dicas que não devem faltar em suas ofertas de produtos e/ou serviços:

  • Crie uma oferta realmente especial;
  • Fale/Divulgue de um produto ou serviço por vez;
  • Destaque os benefícios mais do que as características;
  • Ofereça um bônus que resolva um problema ou uma tarefa advinda do produto a ser comprado/ofertado;
  • brindes;
  • Delimite data final da oferta para incentivar a compra;
  • Não quebre a confiança! Respeite o prazo limite da oferta. Você pode reativar esta mesma configuração de oferta depois de um certo tempo.

Cuide da sua área comercial com carinho e revise cada detalhe que você leu nesse artigo em sua empresa. Eu aguardo ansioso seus resultados. É praticamente impossível não aumentar suas vendas após colocar em prática, de verdade, as dicas deste artigo.

Neste artigo você aprendeu:

  • Como fazer sua empresa ter uma “super audição” para catalogar informações preciosas para incrementar suas vendas;
  • A importância de entender a jornada de compra para ampliar o diálogo com seus compradores potenciais;
  • Que você deve traçar perfis de compradores e fazer uma seleção campeã para direcionar seus produtos e serviços;
  • Ofertas irresistíveis são feitas pensando no público e evidenciando benefícios.

Gostou deste artigo? Dê sua opinião.

Ah! Compartilhe também conosco e com nossos leitores sua experiência ao aplicar estas dicas.

Grande abraço e boas vendas!

Márcio Cavalcante
@marciocavalcante__
IMF

Márcio é uma pessoa de hábitos muito simples. É fundador da Interliga e também Assessor de Marketing Factual. Ele participa diretamente dos programas de marketing geradores de receita e lucratividade e é co-autor da metodologia 3As. Já gerenciou uma verba de marketing com retorno milionário. Ama comida caseira e não fica sem café.

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