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Como criar um blog marcante para negócios

Ter um blog para negócios pode turbinar as vendas. Ter um blog marcante é muito melhor! Veja como.

Como criar um blog marcante para negócios

Nesse artigo você verá dicas de como criar um blog especial para sua empresa. Ele é complementar a alguns conteúdos sobre blog que temos por aqui. Os links desses artigos você vê ainda nesse conteúdo (caso queira se aprofundar mais).

É fato que a luta pela atenção do consumidor está cada vez mais acirrada. O consumidor hoje é mais criterioso, curioso e impaciente.

É comum você ver pesquisas comprovando que as pessoas estão dando cada vez menos atenção a anúncios e buscando por informações úteis e relevantes.

Muitas empresas e profissionais já entenderam esse comportamento e, estão aplicando estratégias eficazes para reter a atenção do público. Uma dessas estratégias, envolve a criação de conteúdo. Conteúdo de qualidade, relevante, que pode fazer sua empresa ser referência em seu segmento.

No final do ano passado (2017), o Google fez um vídeo com as pesquisas feitas pelos consumidores durante o ano. Essas pesquisas revelaram suas necessidades, interesses e desejos. E sabe o que mais as pessoas fizeram durante o ano? Perguntaram.

Sim, a maior parte das pesquisas, tiveram as palavras “o que” e “como”. Isso comprova algo?

O vídeo é emocionante 😉

 

Diante disso, temos cada vez mais certeza de que a criação de conteúdo é a chave para sua empresa cativar os consumidores. Por isso, hoje vou dar algumas dicas para te ajudar a iniciar essa estratégia. E claro, para isso, você vai precisar de um blog. Continue lendo esse artigo, para saber como criar um blog para sua empresa.

Pode ser que neste momento você esteja procurando por materiais técnicos ou tutoriais. Se for isso, você não verá nada técnico por aqui. Mas, Calma! Sugiro que você leia esse conteúdo antes de criar seu blog.

O objetivo desse conteúdo é que você obtenha informações úteis para criar um blog para negócio. Logo, fique por aqui uns minutinhos antes de partir para o seu tutorial.

As orientações irão te ajudar a criar ou contratar um blog especial para o seu negócio.

Definição do Público & Objetivo do Blog

social-network

Sei que você deve estar ansioso para criar um blog e começar a publicar os primeiros conteúdos. Mas calma! Esse não deverá ser seu passo inicial. Não. Antes de qualquer coisa, você precisa definir seu público.

Conhecer o comportamento, as necessidades e os desejos de quem vai visitar seu blog é fundamental para criar conteúdos que realmente impactem.

O real conhecimento do público será a base para definir: quais conteúdos escrever; como escrever; qual será o objetivo do blog; como será a aparência e como esses conteúdos serão divulgados. Basicamente, público é uma definição precisa do segmento de pessoas que você deseja atingir.

Não queremos complicar as coisas, mas conseguindo definir quem você quer atingir, você pode utilizar a estratégia de criação de Buyer Persona e turbinar o seu blog.

A Buyer persona é o perfil do seu comprador. Para criá-la você deve fazer um bom levantamento de informações de público, documentar essas informações e, através dela obter insights para aplicar em suas estratégias comerciais.

Note que estamos falando sobre compradores, que no caso, será o mesmo que os leitores (reader persona, talvez? rsrs 😎 ). Mas, o conteúdo é sobre blog para negócios. Então, sim, compradores (simples e sincero).

Definindo uma ou mais Buyer Personas, fica mais fácil definir o que seus leitores querer ver em seu blog. Pensando nas necessidades, nos desejos e nos problemas que seu público enfrenta no dia a dia, você terá insights de quais assuntos abordar em seu blog.

Também temos aqui um artigo , detalhando um pouco mais esse tópico (olha um dos artigos que falei aí!). Vale a pena dar aquela espiada.

Domínio

Agora que você já sabe para quem, o que e como você vai escrever é hora de pensar em como as pessoas irão acessar seu blog. Qual será o  endereço (url) do seu blog?

Para isso, basta escolher um nome que seja fácil de lembrar e que tenha coerência com o objetivo do blog. Após isso, verifique na Registro.br a disponibilidade do domínio para poder sequenciar o pedido. Veja no vídeo abaixo como é fácil registrar um domínio.

Como registrar um domínio na Registro.br

 

Hospedagem

A hospedagem é onde o conteúdo do seu blog será armazenado. Ela é o próximo passo após o registro de domínio. Mas fica uma dica, alguns planos de hospedagem oferecem esse serviço gratuito por 1 ano. Assim, você faz domínio e hospedagem em um único lugar.

Ao escolher um plano de hospedagem, você precisa ter em mente alguns requisitos necessários para que seu blog funcione bem. Hoje em dia, existem muitas ferramentas para administração de um blog.

Dependendo da ferramenta que você escolher, é preciso ficar atento aos requisitos de hospedagem de cada uma.

Nesse artigo vou focar em uma ferramenta que a Interliga usa muito e recomenda: o WordPress. Para te ajudar a escolher a hospedagem certa para seu blog com o WordPress, vou deixar abaixo uma pequena lista de atributos que você deve considerar ao escolher sua hospedagem.

  • Suporte técnico
  • Servidor Linux
  • Contas de e-mails
  • Banco de dados
  • Suporte a WordPress
  • Painel de Controle
  • Um bom armazenamento de dados e banda

Gerenciador de conteúdo

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Como falei antes, existem muitas ferramentas que facilitam a vida de quem quer administrar um blog. Nós da Interliga, recomendamos fortemente o WordPress.

O WordPress é o gerenciador de conteúdo mais usado no mundo. Não apenas em blogs, mas em sites e portais também. Sua plataforma é intuitiva, fácil de usar e com muitos recursos gratuitos disponíveis para enriquecer seu blog. Se você tem algum conhecimento com o Word, com certeza você irá se familiarizar rapidamente com essa plataforma.

Muitas empresas de hospedagem já fornecem atalhos para uma instalação fácil do WordPress. Veja um exemplo da Locaweb:

Não, não é jaba! Mas bem que poderia ser. 😉

Design

A aparência é, depois do conteúdo, claro, o ponto mais importante de um blog. A combinação entre um excelente conteúdo e um design bem estruturado, é perfeita para alcançar bons resultados.

Não importa se você vai usar um tema gratuito, pago ou se vai contratar uma agência ou um profissional para desenvolver um tema personalizado. Para todas as ocasiões, é importante que seu blog tenha um design clean e responsivo.

Esse blog (que você lê) é um bom exemplo de design clean e responsivo (e é todo nosso… uhull!)

Um blog responsivo, se adapta a diversos tamanhos de telas disponíveis do mercado (smartphones, tablets, netbooks, notebooks e desktops).

É essencial que seu blog tenha uma leitura agradável para todas essas telas.

Escolha por temas com design clean, onde a leitura de seus artigos possa ser feitas sem muitas distrações. Evite usar banners e popups de propaganda em excesso. Lembre-se, as pessoas chegarão até seu blog em busca de conteúdo útil e relevante, é isso que você deve priorizar.

Cuidado com as cores e tipografia. Utilize cores que combinem com a sua identidade visual, mas que também sejam boas para leitura.

O tamanho da fonte vai depender da tipografia que irá usar. Às vezes uma fonte no tamanho de 16px, já é o suficiente. Mas é bom que realize testes de leitura com diferentes pessoas, para comprovar se a leitura está agradável.

Outro fator importante é o tempo de carregamento do blog. Não use imagens muito pesadas e plugins de maneira exagerada. Isso atrapalha o tempo de carregamento do blog.

Pense nos leitores que acessarão seu blog com uma Internet móvel lenta. Você não quer ver a rejeição ao seu blog aumentando por conta do carregamento. Não é verdade?

Facilite a navegação no blog. Use de maneira moderada “linkagem” para artigos relacionados, categorias, artigos mais lidos e por aí vai.

Recursos

Existem alguns itens que não podem faltar em um blog profissional. E para a maioria desses itens, existe um plugin ou uma ferramenta externa para te auxiliar.

Formulário de contato no Blog

Um recurso muito comum é ter uma página com formulário de contato. A boa prática é utilizar um formulário simples, com poucos campos para que seus leitores possam “falar” com a sua empresa.

Nossa sugestão é utilizar um plugin chamado Contact Form 7. É fácil de instalar e configurar. Veja abaixo um tutorial de instalação (Português-Portugal)

 

Obtenha comentários dos visitantes em seu blog

Sistemas de comentários são essenciais para seu blog. Com eles, você terá a oportunidade de receber feedback sobre seus conteúdos e ter novas ideias de artigos. Existem vários sistemas que você pode usar como o Facebook, Disqus ou até mesmo o sistema nativo do WordPress.

Botões de compartilhamento

Para conseguir que seu conteúdo seja “espalhado” nas redes sociais, disponibilize botões de compartilhamento. Esses botões facilitam a interação de seus leitores com seu conteúdo. É ponto para sua empresa e fator de rankeamento no Google.

Captação de e-mails (lista / geração de leads)

Outro recurso importante para seu blog é utilizar uma ferramenta de captação de e-mails. Algumas ferramentas irão fornecer um código (formulário) para você colocar em áreas do seu blog. Logo, você poderá fazer a captação de leads.

Mas como assim? Para cada e-mail (ou contato) obtido, você poderá se relacionar e obter muitas vantagens desse relacionamento. Você pode, por exemplo, enviar e-mails com os últimos conteúdos publicados, conteúdos exclusivos e eventualmente suas melhores ofertas de produtos e serviços.

Existe uma forma correta de se fazer isso e com certeza será tema de outro artigo aqui no blog da Interliga.

Monitoramento dos resultados

Para saber se seu blog está tendo resultados, é importante que você monitore as visitas e engajamento com os conteúdos. Dessa forma, você saberá exatamente quais melhorias aplicar para otimizar os resultados.

Para fazer essa monitoria de visitas, recomendo que instale o Google Analytics (na verdade 10 em cada 9 profissionais vão te dizer isso… kkk 😀 ).

O Google Analytics é uma ferramenta gratuita de análise de site completa e (quase) fácil de usar (é… leva tempo). Com ela você consegue saber quantos acessos teve seu blog, qual foi o tempo médio de permanência da visita e até a origem desses acessos (redes sociais, do próprio Google, dos e-mails que você enviou e de outros sites).

O que aprendemos com tudo isso?

Decore isso! Um blog só terá bons resultados, a medida que for crescendo a quantidade de conteúdos relevantes publicados.

O começo desse trabalho requer muita paciência e dedicação. Estamos vivendo essa fase neste momento.

Escreva, publique e promova seu conteúdo nas redes sociais. Com o tempo, você verá que todo seu esforço valeu a pena.

Sua empresa terá um patrimônio valioso. Sim, o blog é um patrimônio da sua empresa. A medida que o tempo passa, através dele e dos conteúdos que você cria, as pessoas podem passar a olhar para sua empresa como uma referência no seu segmento. Aproveite isso!

Nesse post você viu que:

  • Antes de tudo, é primordial definir seu público e que, a melhor tática para isso é criar buyer(s) persona(s). Com essa definição, você saberá exatamente o que escrever, como escrever e para quem escrever;
  • Você deve registrar um nome de domínio exclusivo para o seu blog;
  • A contratação da hospedagem deve atender a alguns requisitos mínimos para evitar dores de cabeça;
  • Existem ferramentas que facilitam o gerenciamento do blog (e o WordPress é top de linha!);
  • É essencial que seu blog tenha um design clean e responsivo;
  • Na publicação, existem recursos imprescindíveis para o seu blog;
  • É importante monitorar as visitas e o comportamento do público para aplicar melhorias e ter cada vez mais resultados.

Se, por acaso, você ainda tem dúvidas se sua empresa precisa mesmo de um blog, por favor, leia este artigo: Porque amamos blog [e você também deveria]. Claro, se você está precisando de um novo blog sinta-se a vontade para entrar em contato.

Agora é sua vez!

O que achou desse artigo? Conte nos comentários abaixo. Adoraríamos aprimorá-lo ou quem sabe escrever algo novo por aqui.

Um abraço!

Mariane Angelo
@marianeangelo_
IMF

Assessora de Marketing Factual e co-autora da Metodologia 3As. Participa da criação de estratégias que ajudam as empresas a comunicarem valor para o mercado. Ajuda a conectar a essência de uma empresa com o público através da comunicação digital.

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